Sabe-se que o sedentarismo, lesões e doenças hereditárias diminuim a capacidade funcional podendo ocasionar diminuição da capacidade funcional e dores intensas. Atualmente, uma das maiores procuras ao centro de treinamento se dá a busca ao alívio da dor, muitos médicos e fisioterapeutas acabam indicando musculação, treinamento funcional, pilates e exercícios na água como coadjuvantes para alívio da dor crônica . Reforço articular, aumento da mobilidade e alongamento, promovem a melhora da qualidade de vida e a diminuição do uso de remédios. Uma vez que a perda de equilíbrio e da força são comuns nos casos quadro Inflamação.
Exercícios de força tem demonstrado resultados surpreendentes para melhora da qualidade de vida de quem tem dor crônica. O reforço da musculatura e das articulações ajudam na correção da postura, recupera movimentos e auxilia na perda de peso. Além disso fortalecer os músculos, pode reduzir a sobrecarga nas articulações.
Exercícios para melhora da mobilidade articular e alongamentos devolvem a capacidade funcional e a recuperação de movimentos muitas vezes perdidos. Além disso, a liberação de endorfinas durante o exercício pode ajudar a diminuir a percepção da dor.
Diversos artigos demonstram a eficácia do treinamento físico continuo como uma solução eficaz para a recuperação da capacidade funcional e alívio da dor . Lembre-se de sempre realizar um aquecimento adequado antes da atividade física e respeitar os limites do seu corpo. Consulte um profissional de saúde para orientações mais específicas de acordo com a sua condição física e quaisquer dores que esteja enfrentando.