Estudos recentes têm apontado uma relação positiva entre o treinamento de força especificamente dos membros inferiores e a longevidade. Pesquisas mostram que a perda de força muscular nas pernas está associada a um maior risco de mortalidade em pessoas idosas.
Uma pesquisa conduzida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que idosos que realizavam treinamento de força para os membros inferiores tinham uma redução significativa na mortalidade por todas as causas. Além disso, outro estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health revelou que a força dos membros inferiores está inversamente relacionada à mortalidade por doenças cardiovasculares.
Esses estudos ressaltam a importância de incluir o treinamento de força para os membros inferiores, como exercícios de agachamento, levantamento de peso e exercícios para os músculos das pernas, na rotina de exercícios, especialmente para pessoas mais velhas. O fortalecimento dos membros inferiores traz benefícios como melhora na mobilidade, equilíbrio e prevenção de quedas, o que pode contribuir para uma vida mais ativa e longeva.
No entanto, é importante lembrar que antes de iniciar qualquer programa de treinamento, especialmente para idosos ou pessoas com condições de saúde pré-existentes, é fundamental buscar a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, para que o treinamento seja adequado e seguro.